“Há muitas coisas estranhas no mundo.
Entretanto, independentemente do quão bizarro for uma ideia... se não houver ninguém, se não houver ninguém para vê-la, se não se envolver ninguém, é apenas um simples fenómeno.
Isso é porque as pessoas são as criaturas mais estranhas no mundo.”
Se existe algum momento em que nos sentimos confusos, bloqueados e esquecidos sobre tudo na nossa vida, se tudo o que está dentro de nós é névoa, se não sabemos qual a nossa personalidade, o que gostamos... o que desgostamos; então eu estou a passa-lo. Se fosse uma coisa leve eu não me importava muito mas como já alcança grandes proporções o meu corpo já está alterado físico-psicologicamente.
De algumas semanas para cá tenho notado uma diferença muito grande no modo do meu descanso, tenho sonhos, ou até mais do que um, todos os dias e durmo entre 10 a 12 horas, o meu sono tornou-se mais pesado e quando acordo sinto-me cansada e ensonada. Verdade seja dita, eu já pensei em algumas doenças possíveis mas desta vez não o fiz como antigamente, sei que estou esgotada, sei que a minha mente pede descanso. E também sei o que muitas pessoas vão pensar quando lerem isto “Mas ela não faz nada na vida, não trabalha, não estuda, não sai, não tem filhos para alimentar, não tem projectos para entregar... ela não sabe o que é estar esgotada.”
Os meus 19 anos, os meus odiados 19 anos, os odiados dias de 19 anos, o odiado rosto de 19 anos...
Tenho 19 anos, e estou longe de ter os 19 anos porque com esta idade uma pessoa tem de ter a sua vida planeada, carta de condução tirada, frequentar curso universitário e ter o seu projecto de vida encaminhado, por estereótipo da sociedade. Eu não tenho, muito pelo contrário a minha vida não está planeada, não tenho a carta de condução, não frequento curso nem universitário nem nada que se pareça e o meu projecto de vida está um fracasso. A minha família que o diga, pois todos os dias fazem questão de me lembrar o quão inútil e infantil eu sou... a minha família e afins pois bocas do género “Então nunca mais tira a carta menina? Olhe que o meu rapaz já tem e é mais novo 1 ano!” ou “Oh tens 19 anos? Então e estás em que curso?” eu ouço praticamente todos os dias, e digamos que não ajuda nada na minha já fragilizada auto-estima.
Uma coisa é certa, eu não consigo satisfazer a toda gente, mas pelo menos a mim tenho de o fazer e nem isso consigo. A minha auto-estima nunca foi das mais altas, mas admito que está a baixar e apesar de não me magoar fisicamente, eu detesto-me. Não gosto de nada em mim e tudo o que gosto de fazer acaba sempre por receber represálias das pessoas que me rodeiam. Escrever é uma delas, e se há coisa que me custa muito não conseguir fazer é escrever. A verdade é que já me sinto mal ao fazê-lo, e isso cria uma revolta dentro de mim porque sempre foi a coisa que mais gostei de fazer em toda a minha vida, e agora sinto-me sufocada. Não gosto do que escrevo, pois tenho sempre a impressão de que estou a ser repetitiva, me escapam coisas e que escrevo mal. Por exemplo, planeei escrever este texto no dia dos meus anos, tendo em conta que faço anos a 4 de Janeiro, só o consegui acabar agora (passado 6 meses).
Para quem eu escrevo? Não sei. Porque escrevo? Não faço a mínima ideia...

Tenho pena que te sintas assim, e tenho ainda mais pena de não conseguir mudar isso apesar de tentar bastante...
ResponderEliminarGostava mesmo muito que te podesses ver da forma como eu te vejo... Tu és a pessoa mais incrivel que alguma vez conheci e isso é a mais pura das verdades (se bem que ja sei que não vais acreditar em mim >.<)
Amo-te pequena e vou continuar a fazer tudo para tentar que te sintas bem... Tu mereces toda a felicidade do mundo.
"Tenho 19 anos, e estou longe de ter os 19 anos porque com esta idade uma pessoa tem de ter a sua vida planeada"...
ResponderEliminarWOW!! Calma... Muita calminha aí. A verdade nua e crua é que aos 19 anos as pessoas não sabem o que querem da vida. Eu, aos 19 andava a atender telefones no serviço de avarias da PT com Matemática e Física por fazer. Achava que ia fazer aquilo durante uns anitos enquanto acabava o liceu e ia para Eng. Informática no Técnico. Na verdade estive lá 4 meses e só entrei na faculdade 2 anos depois, em Setúbal e em Eng. Electrotécnica. Ah! E tirei a carta de condução passados 8 anos, com 27 de idade.
Podia ter feito as coisas de maneira diferente, ams a verdade é que olho para trás e vejo que nessa altura não sabia o que queria e até saber o que era, andei ao sabor do vento, o que diga-se de passagem não foi assim tão mau. O que aprendi aos 19 foi a lidar com essas pressões sociais do pós-adolescência em que parece que é uma corrida para ver quem chega primeiro à "vida adulta". Cheguei mais tarde que muitos meus ex-colegas de Liceu, e verdade seja dita, cheguei melhor que muitos deles.
E, como nunca é demais mencionar, cartas de condução e canudos não definem carácteres e nisso acho que levas uma grande vantagem em relação a muitos jovens da tua idade. Podes não saber o que queres, até podes sentir-te atrasada, mas estás perfeitamente ciente do lugar onde o teu espírito está. O que é mais do que muitos/as jovens da tua idade podem dizer. E acredita que isto constatei eu na primeira pessoa (mas isso fica para outras andanças... =] )
Cara Filipinha :D
ResponderEliminarDiz-me quem é que aos 19 anos tem toda a sua vida planeada ao segundo?
Olha para mim,está bem que (in)felizmente ando super ocupado com a escola, o trabalho, os treinos e as provas mas eu quando penso no futuro não faço a minima ideia do que vem aí... nem consigo imaginar-me daqui a 2 anos quanto mais planear a minha vida????
Quando me perguntam o que vou fazer da minha vida eu ainda respondo que não sei, e que vou fazer o que me aparecer à frente. Achas isso normal para um rapaz que está numa faculdade? (visto que para ti a faculdade é uma grande coisa mas ela é grande é de tamanho porque nós somos bem maiores que ela)
Eu ainda vejo desenhos animados, ainda quero ficar até tarde a dormir, não quero ter responsabilidades, mas digo-te agora que ja trabalho tive de a ter e acredita em mim, custou-me imenso e ainda me custa por vezes pois nem sempre no final de um dia de aulas tu tens vontade de ir trabalhar sendo professor de fitness inexperiente e sem nunca ter feito aquilo na vida... no entanto é aquilo que sustenta em parte o meu dia-a-dia logo tenho de continuar com aquilo por mais que me custe...
Agora que ja falei dos planos de vida vou falar do sono :P
ora bem, dormir é bom, se bem que como tu sabes eu sou um E.T. de todo tamanho nesse aspecto infelizmente, no entanto chego a certas alturas em que passo 2 dias a dormir praticamente pois o meu corpo não é de ferro e quando passo uma, duas semanas inteiras sem dormir direito ja fico com o meu tico e teco queimadinhos xD
Em suma, DORME que só faz bem :) e se conseguires reduz um pouco ao teu tempo de sono e ve se nao acordas tao cansada pois por vezes quando eu durmo muito tempo tb me sinto assim... parece que o meu corpo nao liga os motores xD
quanto à carta ninguem tem de opinar sobre ela. tu é que sabes quando a queres tirar e nem que venha o presidente da republica reclamar tu ignora. só a tiras quando precisares mesmo dela, caso nao seja estritamente necessario nao te preocupes com isso :) que te critica por nao a ter é sinal que está tao desesperado por se sentir melhor que alguem que se agarra a coisas completamente futeis como isso. caso seja preciso tu dizes " pois é, e quando o seu filho nasceu eu ja falava por isso peço desculpa MUAHAHAHAHAHAHAH" :P
quanto à tua auto-estima eu acho que deverias fazer o seguinte... nao super-exijas de ti, aceita-te... esse é o primeiro passo para os outros nos aceitarem. tal como o slogan da matinal diz "se eu nao gostar de mim, quem gostará?" e é isso mesmo por isso, ERGUE ESSA CABEÇA E OLHA PARA A FRENTE NO MINIMO!:D encara as pessoas de frente fixa-te nos olhos delas e vais ver a reacção delas, todas fogem (ou quase) e isso so prova que nao se sentem à vontade com o confronto, logo nunca mais na vida elas vao-te chagar a cabeça, uma vez que tu fizeste-lhes frente logo ao inicio e nao mostraste medo! :D
Eu experimentei isto e resultou, por isso quero que resulte tb contigo :D
como disse ontem a uma colega minha da guatemala "a vida é muito curta para andarmos tristes, por isso sorri! sorri para tudo o que te aparecer! vais ver que até as coisas "más" vão parecer menos más se lhes sorrires"
ja na fisioterapia eu era o ser alienígena - como sempre -.-' - uma vez que na massagem ao meu pé em vez de contorcer-me todo, berrar, e reagir normalmente à dor, eu ria-me que nem um perdido e sorria por todos os lados xD toda a gente me achava maluco, mas podes crer que doía mas sempre que penso sorrio pois lembro-me que na altura lidei da mesma forma :DDD
Resumindo S-O-R-R-I, SORRI com todas as letras... SORRI!!!! :D
Vá, agora vêm as desculpas...
1º desculpa se isto é muito grande, nem sei como é que saiu isto tudo, visto que sou um rapaz que gosta é de falar, pareco uma arara xD
2º Desculpa se isto nao esta bem escrito, mas nao é a minha arte como disse em cima :(
e agora o PS :P
PS: SORRI!!! VIVE!!! GOSTA DE TI como eu gosto de ti! :D
vá, porta-te bem
Beijo Enorme!*
este teu espaço faz-me lembrar tanto o livro que mais gosto e o primeiro que li, "A lua de joana". foi o livro que me levou à leitura :) E também sou uma rapariga de 20 anos que vive na fantasia! Sou uma mulher que de vez em quando anda de baloiço.
ResponderEliminarNão és só tu, tu que escreves este blogue que visito pela 2ª ou 3ª vez, que te sentes assim. É uma fase de mudança, ainda que pareça que estás parada no tempo. É esquisito. E parece que nada nem ninguém tem noção do quão vazias ou cheias de tudo é possível sentirmo-nos.
ResponderEliminarhttp://idealistas-pragmaticas.blogspot.com/