Com o passar dos anos, a tecnologia foi evoluindo de modo a que as máquinas fotográficas foram aparecendo cada vez mais e com maior eficiência. Um bom exemplo é que antes as fotografias eram a preto e branco, depois passaram a meio acastanhadas e agora já têm todas as cores disponíveis.
Qualquer pessoa hoje em dia tem oportunidade de ter uma, quer seja mesmo uma máquina fotográfica, quer seja no telemóvel.
Mas não é sobre a evolução, capacidade e eficiência das máquinas fotográficas que eu quero falar, mas sim sobre as modificações que elas trouxeram à nossa sociedade.
Antigamente, as pessoas não se importavam com aspectos que nós hoje em dia damos valor. Porque não havia internet, computador, máquinas fotográficas nem telemóveis... Tenho quase a certeza que antes, os almoços de família eram bem mais interessantes do que na actualidade e não só isso, a educação também era diferente, em vez de pesquisarem na internet, tínhamos que nos deslocar a uma biblioteca e passar lá umas quantas horas para obter uma coisa que hoje, os estudantes conseguem em 5 minutos no máximo.
Será que é melhor agora do que antes? Eu acho que não porque antigamente os professores não eram tão exigentes como são hoje, e por isso o ensino, do meu ponto de vista, era bem mais fácil. Lógico que eu não posso afirmar isso, eu não vivi nesse tempo.
Uma das coisas que também alterou significativamente foram as cartas escritas, que deixaram praticamente de existir. Quem hoje em dia escreve uma carta ao amigo a perguntar como estão as coisas?
Não o fazem porque têm a internet ao seu dispor, com os e-mail's, o hi5, o msn... estas três coisinhas vieram alterar o nosso mundo completamente. São viciantes, são perigosos, são uns rouba-sentimentos! Na minha escola, que é muito pacata e calma, eu vejo adolescentes a saírem da sala de aula e irem directamente para os computadores da biblioteca... muitos deles nem chegam a almoçar. Eles vivem para aquilo, vivem para o hi5, vivem para o msn!
Antigamente para conhecermos uma pessoa, tínhamos de conviver com ela directamente... agora, convive-se na página da internet a um clique de distância. Para alguns que tem dificuldades em criar amizades e em relacionar-se com a sociedade este meio de comunicação veio trazer algumas vantagens, mas quando utilizado correctamente.
Mas o que eu quero realmente salientar é o assunto das fotografias!
“Temos de tirar fotos!” é uma das frases que eu ouço mais regularmente!
Para que querem as fotos? Para colocarem no álbum de recordações? Para colocarem numa moldura no vosso quarto?
Naaaaa... querem fotos para meterem no querido do hi5!
Passo a dar um exemplo.
O telemóvel toca, eu atendo:
- Olá Filipa!
- Olá!
- Queres ir dar uma voltinha comigo?
- Sim pode ser... onde queres ir?
- Ah vamos aí a um jardim... vamos tirar umas fotos!!
- Eish! Lembrei-me que tenho coisas para fazer. Hum... pode ficar para a próxima?
É verdade que não gosto de tirar fotografias, mas a pessoa em questão queria só tirar umas fotografias, para depois ir colocar no hi5, meter uma nota na foto a dizer o link do meu, e em baixo no comentário pôr:
As pessoas não vivem para agradar aquelas que realmente gostam delas mas sim para agradar aqueles que desconhecem porque os conhecidos já estão na estante! Já estão na colecção... e nessa mesma colecção não passamos de bonecos que vamos sendo substituídos pelos novos modelos.
O importante quando vamos conhecer alguém amigo da internet não é o falar e estar com ele/a mas sim as fotografias! Passam muito, bastante mais tempo a tirarem fotografias aos dois do que propriamente a falar, e têm de tirar várias claro porque umas podem ficar mal (ou ele/a ficou com o olho fechado... ou ele/a ficou com a boca torta...) é para mostrar aos outros... como gostam dos "amigos".
Agora já é tudo virtual, já não se saí com os amigos verdadeiros para se divertir um bocado... agora fala-se com os conhecidos e desconhecidos da internet.
Quero muito muito ter um amigo a sério... já o tive, mas ele infelizmente morreu.
Mas podem ter a certeza que no dia em que encontrar um amigo verdadeiro eu vou tirar uma fotografia para meter só no meu quarto porque aí sim, foi um momento importante!

Ok...Ainda bem que mudei de ideias quanto ao post que ia fazer ontem. É que não fosse hoje mudar de ideias quanto ao que ia escrever, o assunto ia ser o mesmo.
ResponderEliminarMas tens toda a razão e mais alguma. Nem interessa estar aqui com "discussão" porque concordo em tudo contigo.
Só te esqueces-te foi de uma coisa...de falar no facto de cerca de 90% do hi5 ser um site pornográfico, e apenas uns míseros 10% ou qualquer coisa por volta destes valores seja um site para quem quer realmente mostrar os seus ideais, ou para quem quer socializar.
De todas as pessoas com quem já tive contacto quer através hi5, quer através do netlog, apenas 3 delas valeram realmente a pena. Muitas adicionavam por adicionar, outras falavam uma vez e não passava disso. E, não se se te interessa saber ou não, mas és uma dessas 3 pessoas : )
Hi mooney! Esta página é mais bonita!:)
ResponderEliminarolá! descobri o teu blog quase por acaso (estás linkada ali no espreita aviões).
ResponderEliminarNão se pode afirmar que a evolução é boa ou má. simplesmente tem coisas boas e más. a internet, o msn, os hi5's podem ser ou não bem utilizados. não podemos culpar a tecnologia mas sim a mentalidade das pessoas.
adoro tirar fotografias. adoro tirar fotografias com os meus amigos. as fotografias servem-me como recordações. o coração quase me salta quando as vezes penso que perdi esta ou aquela fotografia. servem para daqui a uns anos olhar para elas e sorrir.
O meu hi5 está recheado de fotografias. Porque gosto de mostrar os bons momentos que tenho com os meus amigos. tenho orgulho naqueles amigos e naqueles momentos. é quase como se fosse para meter inveja às outras pessoas de tão bons que são esses momentos e esses amigos. tenho, ao contrário de muita muita muita gente. fotos dos meus pais, do meu irmão, porque tenho orgulho e gosto do que faço com eles. porque faço tudo o que faço com os amigos.
O messenger, o telemóvel... simplesmente manteem-me em contacto instantaneo com as pessoas que gosto e que não estão ha minha beira, depois de passar um ano inteiro com elas nas aulas. se estivesse a comunicar por cartas estava lixado.
o problema não é o que temos cá fora..mas o que temos dentro da cabeça! isso sim é o pior e isso sim é o mais dificil de mudar. assusta-me...que é assim agora não há-de mudar tão cedo...e por muito que queiramos o contrario...os filhos são o espelho dos pais.
Olá! Descobri agora o teu blog e adorei... a música, as imagens e este post acerca da mania das fotografias. A minha mãe anda com esse hábito... Quando vamos saír leva sempre a máquina para lhe tirarmos fotos e ela pôr no hi5, Já enjoa =S
ResponderEliminarBeijinhos
ola! realmente as fotografias...nao sao nada de especial. so comecei a por fotos no meu netlog pk td a gente me xateava com isso. dps tirei algumas de livre e espontanea vontade ( -_-') mas axo k essa fase ja me passou.
ResponderEliminarExistem muitos povos indigenas que nao autorizam que lhes tirem fotografias pk acreditam k por foto vai-se um pouco de alma.
Nao era fantastico k foose assim? Talvez algumas pessoas aprendessem a parar...
Escreves muito bem...consegues tocar no coraçao das pessoas...talvez ate no coraçao daqueles k nao o têm.
Muita gente diz-me k tb escrevo bem...podias passar o meu blog e dizerr-me se ando a desperdiçar o "dom"?
Pois é.... A virtualidade da coisa foi deixando para trás as verdadeiras e reais amizades ..... Tal e qual como as fotografias.... Antigamente a malta juntava-se à trade no café, ia passear, bebia uns canecos, filosofava e era criativa... AGora passam-se serões em frente ao ecrã do computador.... Ainda bem que ainda existem pessoas como eu e como tu, que também utilizam a net para escrever... :)
ResponderEliminarGostei muito dos teus textos, e este, tá espectacular... ^^
oh my little moon
ResponderEliminarpor acompanhar o crescimento do teu blog e de me sentir muito bem neste teu espaço, saber os teus pensamentos, os teu sentimentos, os teus desejos vejo que a menina continua igual a si própria e gosto disso. gosto da tua forma de contestar, da tua irreverência, da forma como expôes e debates as tuas ideias e vais até ao fim a defendê-las.
uma vez tive a ousadia de referir o teu blog no programa da rádio renascença, falava-se de amor e eu citei o teu post onde falavas de amor. estou certa que todos os ouvintes gostaram de ouvir o Óscar Daniel a ler-te.
é, por isso, e por tudo o que tenho lido aqui e que me orgulho de o ver escrito por uma adolescente. adinal não estamos perante um miúda franzina mas sim diante de uma adolescente que sabe o que quer e para onde vai que o meu canto do melro te ofereceu um Prémos Dardos.
parabéns miúda porque o mereces.
beijinhos
Gostei muito de descobrir este espaço.
ResponderEliminarConcordo com muitas das coisas aqui postas.
ResponderEliminarA mim pessoalmente mete-me Impressão as ridicularidades do famoso hi5.
As miúdas todas a fazerem caretas daquelas a arrebitar os lábios ou a estenderem-se contra uma parede ou outra coisa qualquer que elas tentam parecer espontâneo mas que toda a gente neste século já percebeu que não, mas quem sou eu para julgar, toda a gente o faz.
Ah o hi5, fazem todas as amizades parecerem magno-fantásticos namoros e aventuras, pedincham comentários e fives para aumentar a visibilidade pública, os rapazes usam como ferramenta de "procura" tipo um Google afrodisico, tipo o bom velho matchmaker -.-
Perdeu-se a ética para com os amigos, trai-se, os "vira-casacas" proliferam, o Objectivo de vida - Outrora ser feliz - foi substituido pelo - Parecer ser Feliz.
O Importante é fazer transparecer uma vida de sonho, o que é importante é que as pessoas pensem que tu és ultra-feliz, mesmo quando para fazeres parecer isso tenhas de ser infeliz.
Toda a relação é a mais pura e verdadeira... cinismo.... venha ele.
Rula estar na discoteca, braço a segurar a bebida à altura dos olhos, parecer o mais bebedo possivel, mesmo estando sóbrio, e usar calças pelos joelhos a mostrar o belo do boxer branquinho.
Bares rusticos calmos para conversar, ambientes de musica calma, classica, ou mesmo um mellow jazz - que horror, já não interessam esses sitios.... esses sitios são para os velhotes!
Para quê ir para esses sitios de cotas? Aí só se conversa com os amigos, isso já não é preciso, é preciso é criar amizades novas.
Desculpa de antemão esta crítica. Não quero de modo algum ferir susceptibilidades nem estar a criticar algum comportamento que adoptes... pois não sei nada sobre ti e admito-o. Mas ao ver o Post sobre o hi5 nao resisti.
Super Nova