segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

LMIY: Naruto / Naruto Shippuden



© Denoro

Autor: Hayato Date

Illustrador: Masashi Kishimoto

Estúdio: Studio Pierrot

Género: Acção, Aventura, Drama

Ano de lançamento: 2002 / 2007

Episódios publicados:  336 (e saindo semanalmente)

OVA's: 9


"O meu sonho é tornar-me Hokage e superar todos os anteriores! E fazer com que todos na vila me reconheçam!"

O mundo criado por Masashi Kishimoto baseia-se no hinduísmo, xintoísmo e budismo, bem como lendas japonesas. É um mundo de ninjas onde o chakra é a fonte de toda a vida, com esse chakra os ninjas podem criar técnicas baseadas nos elementos naturais: água, terra, fogo, vento e relâmpago. A essas técnicas dão o nome de ninjutsu, mas também há técnicas exclusivas que só algumas pessoas têm a sorte de puder utilizar como genjutsu (alucinações), taijutsu (baseado em artes marciais) e outros.

Há 16 anos atrás uma raposa gigante de nove caudas atacou a Aldeia Oculta da Folhagem, e para a parar, o Hokage (título dado ao líder da vila) sacrificou a sua vida para a selar dentro de um bebé.
Esse bebé é Naruto Uzumaki! Em criança ele juntou-se à Academia de ninjas para tornar o seu sonho realidade: tornar-se Hokage e ser reconhecido por toda a vila. Naruto era órfão e não sabia que em si estava selado a besta que chacinou a vila anos atrás, e por isso todos o tratavam como um leproso. Fazia todo o tipo de asneiras para chamar a atenção.
Mais tarde na academia foram formadas equipas de 3 elementos em que o líder era um 4º elemento, um ninja adulto e já formado. A equipa de Naruto era composta por Sakura Haruno, Sasuke Uchiha (também orfão, com quem o Naruto iria estabelecer uma forte relação) e Kakashi Hatake, um ninja famoso na aldeia. E sem se aperceber, a longa jornada da vida de Naruto iria começar.

"Não é como vives, mas sim como morres no mundo ninja... A vida de um ninja não é medida pelo que viveu mas sim pelo que ele conseguiu fazer antes de morrer. Olhando para trás, a minha vida não foi nada para além de falhas, sempre rejeitado pela Tsunade... não consegui parar o meu amigo... nem consegui proteger o meu aluno, nem o meu mestre. Comparado com os grandes feitos dos Hokage, as minhas acções são insignificantes, realmente insignificantes. Falhas devem ser vistas como apenas diversão! Elas são testes, para melhorar as suas habilidades. Eu vivi acreditando nisso... E em retorno, eu jurei que iria realizar uma acção tão grande que iria destruir todos os meus fracassos... E eu morreria como um ninja grandioso!
Um ninja é alguém que resiste, que tem a coragem, deixa-me ensinar uma coisa! A qualidade mais importante de um ninja não é o número de técnicas que domina mas sim a coragem de nunca desistir! Nunca voltar atrás na sua palavra e nunca desistir!"
Palavras de Jiraya

Como em todo o lado, a guerra existe, pessoas morrem, perdem-se os nossos mais queridos, e Naruto quer encontrar uma solução para isso. Aprendeu e idolatrou Jiraya, um dos 3 Sennis de Konoha, considerava-o como a sua família. Foi com Jiraya que Naruto evoluiu como pessoa e principalmente ninja. Não desistir vai e sempre será o caminho que Naruto vai seguir.

"As guerras nascem do desejo de proteger aquilo que é querido para nós. Enquanto houver amor, haverá ódio. E alguns vão tirar partido desse ódio.
Ser um ninja é lutar contra esse ódio.
"
Palavras de Minato


Cada perda e conquista do Naruto fez-me chorar, talvez porque de certa forma eu me identifique com ele, pena é de não conseguir mudar o coração das outras pessoas como ele.
Há muitas personagens, muitas histórias e embora muitas pessoas não acreditem no que vou dizer, eu acho "Naruto" uma série excepcional. Se bem que... publicarem episódios para empatar a história (chamado fillers) em demasia que é o que está a acontecer, dá cabo de paciência de qualquer um.

1 comentário:

  1. Gosto gosto gosto!
    Gramática perfeita, introdução perfeita, resumo perfeito e "quotes" muito bem escolhidas!

    É realmente uma serie inspiradora e emocionante e que da gosto ver (apesar de as vezes se excederem nos fillers) e ate a manga é excelente e viciante.. isto vindo de alguém que nem gosta muito de ler!


    Gostei imenso!

    ResponderEliminar